quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia do Patrono da Escola 2015


No dia 7 maio 2015 celebramos o dia do patrono da nossa escola com uma singela homenagem no auditório Drª Maria Cecília Oliveira a partir das 17:30 horas.
Dia do Patrono 2015


Os alunos do 1.º ciclo associaram-se a esta festa tendo apresentado uma encenação  -  “LER DOCE LER”  -  com excertos de poemas de António Mota, José Jorge Letria, João Pedro Mésseder e Antero de Quental, pelos alunos das duas turmas de 1º ano da escola dos Combatentes.
A Natureza, que o nosso patrono celebrou de forma inequívoca em quase todos os contos inseridos em “Retalhos”, atualmente, também é cara a muitos de nós, por aquilo que representa para a nossa qualidade de vida e por se encontrar muitas vezes ameaçada. Foi com este espírito que tivemos também a participação de alunos da Escola António Dias Simões que declamaram  e cantaram o poema “A NATUREZA” com acompanhamento musical de guitarra e violoncelo. Tendo sido ainda apresentados dois poemas: “O AMBIENTE” e “OS FRUTOS”, com acompanhamento à flauta por Rita Seixas.
Foi também feita uma declamação de poemas de José Jorge Letria e Manuel António Pina, pelas turmas de 1º, 2º e 3º anos da Escola da Oliveirinha.


Registou-se também a participação de alunos da Escola Secundária José Macedo Fragateiro com “PALAVRAS DO NOSSO PATRONO À COMUNIDADE EDUCATIVA” na voz da aluna Inês Aparício, do 12ºE. Estas palavras encontram-se espalhadas pelas páginas de “Retalhos” e, decerto, traduzem aquilo que o Dr. Fragateiro nos diria de viva voz se aqui estivesse presente. Os alunos do 8.º A e 7.º E, sob a orientação da diretora de turma, Maria Rosa Oliveira, escreveram poemas baseados nos contos “VISÃO” e “ALMA LUSA” que foram também apresentados nesta cerimónia em homenagem ao Dr. José Macedo Fragateiro.

Impressionismo e Pós-Impressionismo - exposição na biblioteca até ao final do ano lectivo

Está a decorrer, até ao final do ano letivo, na nossa Biblioteca Escolar, uma exposição de estampas com obras de arte do impressionismo e pós impressionismo.
 

O Impressionismo surgiu na pintura francesa do século XIX.
Impression Sunrise, óleo sobre tela de 1872.
A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica, que deixaram de estar interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, passando a ver o quadro como obra em si mesma.

A luz e o 
movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Impressionismo e Pós-Impressionismo
O Pós-Impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do Impressionismo, cerca de 1885, marcando também o início do Cubismo, já no início do século XX.
Os pintores pós-impressionistas 
acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e a luminosidade.

A maioria dos seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do Impressionismo, ainda que não se tenham afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Insurge-se contra o impressionismo devido à superficialidade ilusionista da análise à realidade.