sábado, 14 de dezembro de 2013

Olimpíadas do Conhecimento 2014

Universidade Fernando Pessoa  está a promover a quarta edição das Olimpíadas do Conhecimento que abrangem, em 2014, as modalidades de Prova Escrita e de Projeto.

As Olimpíadas do Conhecimento da Universidade Fernando Pessoa, na formatação de 2014, são dirigidas aos estudantes do 12º ano de escolaridade ou de ano pedagogicamente equivalente, de escolas dos subsistemas público e privado, localizadas em Portugal Continental e Insular ou no estrangeiro sempre que disponham, oficialmente ou em opção, de Língua Portuguesa.

O regulamento e o procedimento de inscrição dos concorrentes estão disponíveis Página Oficial: http://olimpiadas.ufp.edu.pt/home que, para além da apresentação, em ligações arrumadas no menu lateral superior, remete para todas as informações relacionadas com esta importante iniciativa para a qual se pretende uma grande adesão das Escolas e dos alunos do ultimo ano do ensino secundário.

Trata-se de uma iniciativa aberta a todas as escolas secundárias, com ou sem cursos profissionais, e que vai funcionar em duas modalidades inclusivas de equipas constituídas por três alunos: a Modalidade de Prova Escrita e a Modalidade de Projeto.

As Olimpíadas do Conhecimento da Universidade Fernando Pessoa visam:
- Na Modalidade de Prova Escrita: fomentar nos concorrentes uma primeira ação simulada dos exames nacionais de acesso ao ensino superior uma vez que, com grande fidelidade, as matérias consignadas nos programas oficiais são aqui tidas em conta. O acesso direto da ligação pela Página Web é: http://olimpiadas.ufp.edu.pt/provas-modelo
- Na Modalidade de Projeto: fomentar nos concorrentes uma primeira ação simulada da aplicação do saber adquirido mediante a construção e mostra de projetos nas áreas a que os mesmos estão associados e que a competição fomenta. O acesso direto da ligação pela Página Web é: http://olimpiadas.ufp.edu.pt/modalidades-de-projeto

As Olimpíadas do Conhecimento 2014, considerando as anteriores edições, deverão contar com larga participação de concorrentes provenientes de estabelecimentos nacionais e estrangeiros que, ao longo de meses, a par da lecionação das matérias consignadas aos domínios de conhecimento em apreciação, beneficiarão do interessado empenhamento dos respetivos docentes, ambicionando ser, por isso, uma mostra do excelente trabalho que as escolas desenvolvem e, bem assim, da cultura de rigor que fomentam nos seus alunos.

As Olimpíadas do Conhecimento 2014 associarão uma rede de parceiros sponsors que vão coadjuvar o conjunto de prémios a atribuir, por igual, aos concorrentes das equipas que melhores resultados finais obtenham, para as duas modalidades, em cada um dos domínios de conhecimento.

Os concorrentes vencedores, para além dos prémios materiais, recebem um claro incentivo ao prosseguimento de estudos superiores num dos cursos de primeiro ciclo de estudos na Universidade Fernando Pessoa, decorrente de patrocínio a atribuir pela Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa.

As inscrições deverão ser realizadas, inclusive, até 27 de abril de 2014 e as provas nacionais e as apresentações dos projetos ocorrerão a 17 de maio de 2014, nas instalações da UFP, no Porto.

A Comissão Organizadora emprestará todo o apoio em relação a informações sobre alojamento e acomodação dos participantes oriundos de escolas, nacionais e estrangeiras, geograficamente distantes.


Partilhem esta iniciativa: A Página Oficial, http://olimpiadas.ufp.edu.pt/home, contém todas as explicações de pormenor de interesse para professores e para alunos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Concurso Nacional de Leitura 2013-2014

Tal  como  em  anos  anteriores  e  levando  em  conta  a  intenção  de  promover  a  leitura  nas
escolas,  o  Plano  Nacional  de  Leitura  (PNL),  em  articulação  com  a  Direcção-Geral  do  Livro,
dos  Arquivos  e  das  Bibliotecas  (DGLAB)  e  com  a  Rede  das  Bibliotecas  Escolares  (RBE),
está a promover, no presente ano letivo de 2013 / 2014, mais um Concurso Nacional de Leitura (CNL).
Pretende-se  estimular  o  treino  da  leitura  e  desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O concurso tem três fases:
1.ª fase  –  Eliminatória - realizar-se-á na escola em 14 janeiro 2014
2.ª fase  –  Final Distrital  a realizar no final de abril de 2014, numa das Bibliotecas Municipais do distrito, no nosso caso trata.se do distrito de Aveiro.
3.ª fase  –  Final Nacional a realizar até ao final de junho de 2014 será transmitida pela RTP1 à semelhança dos anos anteriores.


Para quem não viu a final do ano anterior poderá ver aqui na Pagina da RTP onde podemos ver em arquivo o programa Portugal no Coração de 25 Junho de 2013.

Os livros de leitura obrigatória para a 1ª fase (14 de janeiro) são:
3º ciclo  –   Um fio de fumo nos confins do mar” – VIEIRA, Alice
Secundário  –   “O retrato de Dorian Gray,  WILDE Oscar” – WILDE, Oscar



Neste concurso podem participar todos os alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário, através
do correto preenchimento da ficha de inscrição, disponível na Biblioteca da nossa Escola José Macedo Fragateiro.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Concurso “Mais e Melhores Leitores” 2013-2014

CONCURSO “MAIS E MELHORES LEITORES” DO CONCELHO DE OVAR - 6ª Edição

Os alunos que gostam de ler, estão todos convidados para participarem na VI edição do Concurso “Mais e Melhores Leitores” do Concelho de Ovar.
Neste concurso podem participar todos os  alunos do nosso concelho,  através do correto preenchimento da ficha de inscrição, disponível na Biblioteca Escolar.

As provas de seleção serão organizadas em duas fases: 
  Primeira fase de seleção (14 de janeiro de 2014) - Eliminatória a realizar na escola.
Serão  selecionados  os  melhores  alunos  da  escola,  em  cada  categoria  (número  a  definir),  para participarem na Fase Final.

  Segunda  fase  (Fase Final) - 29  de  abril  de  2014  –  Final  concelhia  que  terá  lugar  na  Biblioteca Municipal de Ovar, com a presença dos três finalistas de cada agrupamento do concelho de Ovar.

As provas (escritas) pretendem  avaliar os conhecimentos dos participantes sobre as obras selecionadas para este concurso.
Os livros de leitura obrigatória para a 1ª fase
 (14 de janeiro) são:

1º ciclo    “A menina do mar” – ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner
2º ciclo    “Viagem à roda do meu nome” – VIEIRA, Alice
3º ciclo     –    “Um fio de fumo nos confins do mar” – VIEIRA, Alice

Secundário    –    “O retrato de Dorian Gray” – WILDE, Oscar




Os alunos selecionados para a fase Final, na BMO -  (29  de  abril), além dos livros anteriores,  têm de ler mais um livro:

1º ciclo    “Espanta-pardais” – COLAÇO, Maria Rosa
2º ciclo    “Uma questão de cor” – SALDANHA, Ana
3º ciclo  –   “Faz-te à vida” – GORDIMER, Nidine
Secundário   –    “O ano da morte de Ricardo Reis” – SARAMAGO, José


As 
eventuais situações de ex aequo serão desempatadas através de um questionário oral.

Divulguem e incentivem os alunos do AEOVAR Agrupamento de Escolas de Ovar a participar neste concurso. Parilhem e divulguem esta informação. Ajudem os alunos a inscreverem-se nas respectivas bibliotecas escolares.
Na biblioteca da Escola José Macedo Fragateiro os nossos alunos podem preencher Fichas de Inscrição para este concurso.  Visita a nossa Pagina no Facebook e partilha tudo sobre esta sexta edição do Concurso Mais e Melhores Leitores - CMML
Participa na primeira fase, aproveita para ler nas tuas Férias de Natal e prepara-te para a prova de 14 de janeiro de 2014.
Incentivem os nossos estudantes mais jovens e as crianças a participar também no Concurso Nacional de Leitura...




À conversa com...

Pedro Guilherme-Moreira

       A presença de um escritor em meio escolar é sempre marcante em qualquer plano de atividades, porque é no contacto direto com os autores que melhor se podem compreender as motivações para a escrita, numa primeira fase, e para a leitura, quando o aluno se torna leitor. E quando as palavras saem da boca de quem escreve, tanto melhor, porquanto aí está o testemunho presencial daquele que concebe a obra de arte literária capaz de abrir horizontes nos outros.
       Aquando a passagem de Pedro Guilherme-Moreira pela nossa Escola, algumas alunas de Literatura Portuguesa entrevistaram o autor, numa conversa muito enriquecedora. Todavia, a entrevista não ficou registada em formato áudio,por dificuldades de ordem técnica, pelo que solicitámos nova entrevista ao autor, mas por via eletrónica.  
       Agradecemos toda a disponibilidade do autor e publicamos aqui as respostas dadas. 





Com que idade sentiu o apelo da escrita com fins literários?
Está na badana do livro "A manhã do mundo". A professora Laura mandou-nos escrever uma fábula. Eu pensei: e se eu fizesse da professora uma formiga? Ela gostou da originalidade e mostrou aos outros meninos. Senti-me poderoso de uma forma bonita, porque os meninos não tinham tristeza por aquele colega se ter destacado fazendo da professora uma formiga. Percebi que a literatura era forma de poder com beleza natural. Claro que não é bem assim. Mas nunca mais parei. Escrevi só poesia até aos vinte e tal, experimentei a prosa, não gostei, segui na poesia até aos trinta e oito, e, então sim, adoeci de prosa, que aprendi a fazer lendo durante trinta anos.

Quais foram as suas principais referências, quando começou a escrever?
Os olhos das pessoas.

Tem temas preferenciais em que se inspira para escrever?
O carácter humano. A natureza humana.

Quais os principais desafios que enfrenta a partir do momento que toma a decisão de escrever um livro?
Tirar-me do livro. Deixar apenas o mundo e os outros no livro. Depois temos a questão prática: disciplina, muita para escrever. Menos de três horas é nada para uma sessão de trabalho num romance. Escrever todos os dias. E depois o desafio-mor: a edição e a revisão. "A manhã do mundo" foi revista 20 vezes. O "Livro sem ninguém" menos, porque cada revisão foi mais profunda: dez.

Qual o género literário em que se sente mais realizado? (Lírico ou narrativo)Se lerem o "Livro sem ninguém", verão que uso ambos. O lirismo é importante, tenha o nome que tiver. Na contracapa dizem que o livro é, a um tempo, cru, e a outro poético. Na literatura, não concebo crueza sem sal ou açúcar. Ou adoçante. Um adoçante, só um, por favor :).

Tem projetos de escrita já amadurecidos prestes a serem publicados ou em andamento?
O "Livro sem ninguém", já em Fevereiro. Espero que Ovar apareça num dos lançamentos que vão inaugurar a primavera, ou perto disso. Toda a minha poesia está inédita: só a publicarei com um editor dedicado que lhe queira mexer, mesmo que eu depois lhe diga: "Esteja quieto". E mais quatro ou cinco romances inéditos, porque eu não escrevo com regra de  mercado ou a pedido. Escrevo sempre. Projectos tenho para os próximos quarenta anos: imediatos e mediatos. Há uma ideia remota de uma continuação d"A manhã do mundo" que envolva um antes e um depois, lá para 2025. E o Holocausto - estou à espera de uma tradução do íidiche. E escultura - vou romancear a história do meu bisavô, escultor daquela estátua do leão e da águia na rotunda da Boavista, no Porto. Entre muitos outros.



Entrevista conduzida pelas alunas Catarina Afonso, 
Filipa Cardoso e Mariana Oliveira - 11ºE
Foto de Filipe Rilho 



Concurso Nacional de Leitura - oitava edição



8ª Edição do CNL 2013 – 2014

Tal como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), promove, no ano letivo de 2013 / 2014, a 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
O objetivo
O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. 
inscrições

Neste concurso podem participar todos os alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário, através do correto preenchimento da ficha de inscrição, disponível na Biblioteca Escolar.
O concurso tem três fases: 1.ª fase – Eliminatória; 2.ª fase – Final Distrital e 3.ª fase – Final Nacional.
·  Primeira fase de seleção (14 de janeiro de 2014) – Eliminatória a realizar na escola.
Serão selecionados os três melhores alunos de cada categoria para participarem na Final Distrital.
·  Final Distrital – (final de abril de 2014) – que terá lugar numa Biblioteca Municipal do distrito de Aveiro, a definir. Serão selecionados os melhores alunos de cada categoria para representarem o distrito de Aveiro na Final Nacional.
Na primeira fase, a prova (escrita) pretende avaliar os conhecimentos dos participantes sobre as obras selecionadas. As eventuais situações de ex aequo serão desempatadas através de um questionário oral.

Os livros de leitura obrigatória para a 1ª fase (14 de janeiro) são:
3º ciclo        “Um fio de fumo nos confins do mar” – VIEIRA, Alice
Ens. Sec.      “O retrato de Dorian Gray” WILDE, Oscar

Os livros para a Final Distrital, serão divulgados oportunamente pela organização do CNL.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Recolha de Sangue em Ovar no dia 5 dezembro 2013

Recolha de Sangue na Escola Secundária José Macedo Fragateiro , Zona Escolar, Rua D. Dinis, 3880-307 Ovar, no dia 5 de Dezembro, entre ao 09.00h-12.30h e as 14.00h-16.00h, na Unidade Móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, (I P S)  — em Ovar



O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IPS recomenda:
Para a inscrição da dádiva só é necessário o B.I./C.C. e podem inscrever-se dadores dos 18 aos 60 anos (1ª vez), sendo que quem já é dador pode doar até aos 65 anos.
O peso mínimo é de 50Kg.
As grávidas não podem dar sangue.
Os dadores que efectuarem 2 dádivas por ano, ficam isentos de pagar as taxas moderadoras no Centro de Saúde e alguns Hospitais permitem a entrada direta a quem apresentar o cartão de dador.
Os dadores devem estar bem alimentados.

O Instituto Português de Sangue e da Transplantação, IPS leva pequenas refeições de apoio, gratuitas, para o fim da dádiva e para quem não tiver ingerido nada antes da mesma.
Esta atividade conta com a colaboração dos seguintes grupos:

Programa Educação para a Saúde (PES)
Educação Moral e Religião Católica (EMRC)
Educação Especial (EE)
Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)