sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

MIÚDOS a VOTOS: Quais são os livros mais fixes?

Às crianças e jovens será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje. Durante este ano letivo a Escola José Macedo Fragateiro também participa.

O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, sempre com a participação dos alunos.

Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos – podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates...
A iniciativa é aberta a todas as escolas sejam públicas ou privadas, abrangendo alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e decorrerá durante o ano letivo de 2017-2018.

As eleições decorrerão no Dia Mundial do Livro, 23 de abril.
O resultado do escrutínio, que apurará a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam, será conhecido em junho, em data coincidente com a Feira do Livro de Lisboa.


Calendário


Até 22 de janeiro 

Recenseamento das escolas 

As bibliotecas escolares/escolas/professores manifestam interesse em participar na iniciativa, preenchendo o formulário disponível em https://goo.gl/Lk57EM, a que se poderá aceder também através de visaojunior.pt


Até 22 de janeiro 

Apresentação de candidaturas 

Os alunos apresentam o livro que candidatam à eleição através do preenchimento do formulário em https://goo.gl/wmGq1z, a que se poderá aceder através de visaojunior.pt


Até 1 de março 
Divulgação da lista dos livros candidatos 
A lista será divulgada na revista VISÃO Júnior, no sítio da VISÃO Júnior na internet, no portal da RBE e no do PNL. 


Entre 5 março e 21 abril 

Campanha eleitoral 

Os partidários de cada livro defendem as suas ideias publicamente. 


23 abril 

Votação 

Realizar-se-á no Dia Mundial do Livro, 23 de abril. Será feita em urna, na biblioteca da escola ou noutro espaço da escola, usando os boletins de voto fornecidos pela organização da iniciativa. 


Até 27 abril 

Escrutínio 

Contagem e registo dos votos. As escolas enviam os resultados preenchendo o(s) formulário(s) referente(s) ao ciclo de ensino, a indicar posteriomente. 

Junho 

Apresentação dos resultados eleitorais 

Divulgação em cerimónia pública, em dia a anunciar. 





Sem comentários:

Enviar um comentário