segunda-feira, 23 de maio de 2022

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

 


A diversidade cultural, é um exercício de cidadania e respeito pela diversidade cultural, na promoção e proteção dos direitos humanos.

No dia 21 de maio assinala-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, instituído em 2002 pelas Nações Unidas dando sequência à adoção da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO em 2001.

 

A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, afirma que “a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade para a natureza”, reconhecendo, pela primeira vez, a Diversidade Cultural como “herança comum da humanidade”.

 

A proteção e a promoção da diversidade cultural, pressupõe o reconhecimento da igualdade, da dignidade e o respeito por todas as culturas, enquanto condição essencial para o desenvolvimento sustentável e internacional.

 

O desafio de vivermos juntos numa sociedade diversificada só é possível se pudermos viver juntos em igual dignidade.  A pluralidade, a diversidade, conta com todos(as) neste diálogo multicultural!




 

Sem comentários:

Enviar um comentário