sábado, 16 de janeiro de 2016

VERGÍLIO FERREIRA - no centenário do seu nascimento

Nasceu em Melo, na Serra da Estrela, no dia 28 de Janeiro de 1916, e faleceu em Lisboa, no dia 1 de março, em 1996. 
Frequentou o seminário do Fundão e licenciou-se em Filologia Clássica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 
A par do trabalho de escrita, foi professor de Português e de Latim em várias escolas do País. 

«(...) E este mundo complexo, amealhado com suor, com o sangue que me aquece, um dia, um dia, - eu o sei até à vertigem - será o nada absoluto, dos astros mortos, do silêncio. Mas tudo isto é quase falso, é quase estúpido só de estar a pensá-lo, a dizê-lo, porque a sua evidência é um milagre instantâneo. (...)»   p.11
«(...) O tempo não passa por mim: é de mim que ele parte, sou eu sendo, vibrando. Como imaginar o futuro? Sou agora irremediável como a absurdez de uma pedra, como uma obstinação. O que o sonho mal é um sonho; porque o espero violentamente, o desejo na experiência do meu corpo, das minhas vísceras - como deve ser realizável o pão à fome de quem nunca o teve. (...)»   p.273 
in Aparição, Vergílio Ferreira, Bertrand Editora, 
75ª edição, Lisboa 2005 (livro nº8865, da nossa biblioteca) 
Prémios atribuídos
Prémio D. Dinis (1981)
Prémio Literário Município de Lisboa (1983)
Prémio P.E.N. Clube Português de Novelística (1984, 1991)
Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários (1984)
O escritor no seu espaço de leitura e escrita
Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB (1987)
Prémio Jacinto do Prado Coelho (1987)
Prémio Camões (1992)
Prémio Bordalo de Literatura da Casa da Imprensa (1992)
Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB (1993)
Prémio P.E.N. Clube Português de Ensaio (1993)


Dois documentários videogravados:
https://www.youtube.com/watch?v=R7j6MeztuAc
4:13
https://www.youtube.com/watch?v=qFmQcJZgx58
9:06

Sem comentários:

Enviar um comentário